FAÇA UMA COTAÇÃO FALE CONOSCO ASSINE A NOSSO NEWSLETTER TRABALHE CONOSCO

BLOG

Home > Blog > Gestão de Manutenção > Como fazer uma manutenção predial…
Gestão de Manutenção Manutenção Predial

Como fazer uma manutenção predial eficiente?

Por Equipe Etig

Para uma manutenção e gestão predial eficiente, seja um condomínio residencial ou comercial é necessário profissionais qualificados, afinal uma boa gestão predial deve ser estratégica garantindo um bom funcionamento dos equipamentos, a conservação da estrutura, o funcionamento de todas necessidades básicas do prédio como elétrica e hidráulica, uma excelente organização e limpeza das áreas comuns, além é claro de uma impecável fachada limpa e com uma jardinagem atraente para gerar valor.

Segundo o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE – SP), mais de 60% dos acidentes que ocorrem em edifícios são relacionados à negligência da manutenção predial. 

Por isso é fundamental que a manutenção predial seja feita de forma preventiva e periódica. 

Para que tudo isso aconteça é necessário fazer uma boa gestão de pessoas, afinal, são vários profissionais necessários para que todas tarefas sejam feitas. Neste artigo abordaremos boas práticas para uma gestão de manutenção predial eficiente.

Uma gestão predial eficiente pode ser divida em dois tipos: a gestão operacional e a gestão da manutenção.

Gestão Operacional: 

Colocamos nessa gestão todas as atividades relacionadas ao dia a dia do prédio, como por exemplo a recepção, limpeza e segurança. Quando se fala em gestão operacional predial tudo precisa ser perfeito, afinal, nem moradores muito menos empresas querem que seu condomínio seja desorganizado, sem segurança e com um mal atendimento de recepção.

    1. Contrate profissionais qualificados e com experiência para os cargos superiores: Toda empresa precisa ter profissionais qualificados e com experiências, mas isso não significa que não podemos desenvolver novos talentos do zero, o X da questão é que em cada setor precisa ter pelo menos 1 profissional “topo de linha” para gerenciar e treinar o restante do time, quando se fala em prestação de serviço o monitoramento tem que ser constante, diário, no dia a dia da operação.
    2. Desenvolva e motive seus profissionais: Mesmo o seu melhor profissional precisa ser motivado e desenvolvido, afinal, essa é uma necessidade do ser humano. Uma boa estratégia é definir metas e premiar com cursos, assim o colaborador se sentirá motivado e poderá desenvolver novas habilidades.
    3. Crie um padrão de qualidade para o prédio: Todo o prédio precisa ter um padrão de qualidade, um condomínio bem organizado e limpo, com um atendimento exemplar onde se sabe usar o tom e voz e sem nenhum problemas na segurança são fundamentais para uma gestão predial eficaz.
    4. Crie regras do condomínio: Seja os moradores ou as empresas, todo mundo que tem um imóvel no condomínio precisa seguir as regras para uma boa convivência, análise como seria o funcionamento ideal do prédio, e crie regras para que isso aconteça, mas não esqueça do primordial, ouça os proprietários, afinal, nem sempre o que você acha melhor é o melhor para eles, e no final das contas, a gestão do condomínio existe para servir quem o usa, as regras devem ser aprovadas pela maioria.

Gestão da Manutenção predial eficiente:

A gestão da manutenção predial é um pouco diferente da operacional, por mais que a manutenção não seja na maioria dos casos algo diário, ela precisa ser periódica.
A manutenção pode ser dividida em dois tipos, a corretiva e a preventiva:

Manutenção Corretiva: Essa manutenção ocorre quando o problema já aconteceu, ou seja, é necessário uma urgência para solucionar o problema. 

Manutenção Preventiva: Essa manutenção como o nome já diz é realizada de forma periódica com o objetivo de encontrar futuros problemas e na maioria das vezes solucioná-los antes que aconteça.  

Qual a diferença entre a manutenção preventiva e corretiva?

A principal diferença entre esses tipos de manutenção é que na corretiva o custo acaba sendo maior afinal não é algo provisionado,  e dependendo do caso, o problema poderia ter sido evitado pela manutenção preventiva. Preparamos um artigo exclusivo apontando profundamente cada tipo de manutenção, as diferenças, e as vantagens de cada uma, para ler clique aqui.

E como ter uma manutenção predial eficaz?

Ter uma gestão de manutenção eficaz está ligado a escolhas inteligentes, afinal,

    1. Conheça as normas legais: Existem procedimentos que são essenciais para garantir um processo eficiente e seguro nos edifícios. As normas como a ABNT NBR 5647 estabelecem quais são os requisitos básicos para a manutenção predial. Para fazer uma gestão da manutenção predial eficaz é necessário garantir que as normas básicas sejam executadas com excelência. 
    2. Crie um histórico da manutenção: Durante os meses ocorreram várias manutenções no prédio, é preciso fazer o registro dessas informações para poder analisar padrões (se tem algum tipo de problema que se repete muito), e até para servir de base para futuras manutenções. Entenda melhor neste artigo aqui.
    3. Profissionais qualificados: Assim como na gestão operacional, a gestão da manutenção exige profissionais experientes e extremamente qualificados, neste caso é ainda mais grave pois um erro de manutenção pode ocasionar em novos problemas e muita perda de dinheiro.
    4. Organize sua manutenção: Você pode dividir a manutenção por tipos de intervenção, como: conservação, reparação, restauração e modernização. Crie um cronograma da manutenção com a duração dos serviços, os responsáveis de cada tarefa, a lista dos serviços a serem executados, além de previsão detalhada dos métodos de trabalho.
    5. Foque na manutenção preventiva: De forma periódica faça a manutenção preventiva de todo o prédio, esses check ups e correções planejadas ajudaram muito na gestão predial. 

Conclusão

A manutenção predial eficiente é repleta de desafios, mas, quando feita por profissionais experientes e qualificados não é nada impossível de se fazer. Uma ótima solução é a terceirização da gestão predial seja nos serviços operacionais ou na manutenção, terceirizar a manutenção predial ajuda a sua empresa a reduzir até 30% dos custos afinal o investimento em treinamento e desenvolvimento dos profissionais fica por conta da empresa terceirizada, além disso, a terceirizada é especialista nisso e por isso consegue prever vários problemas que talvez uma equipe própria de manutenção não consiga. Clique aqui para descobrir as inúmeras vantagens de se terceirizar a manutenção predial. 

A ETIG atua com manutenção há mais de 26 anos, estamos preparados tecnologicamente para prestar serviços de em manutenção predial e industrial, a qualidade é responsabilidade de toda a equipe. Nosso lema é aprimorar continuamente o sistema de gestão de qualidade para satisfazer as necessidades dos clientes e colaboradores. Fale com um especialista e solicite um orçamento sem compromisso para a gestão da manutenção predial e veja o quanto você pode economizar com isso. 

Siga-nos em nossas redes sociais: instagramfacebook e linkedin

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

Mais em Etig

Cuidar dos nossos nos faz crescer

Manutenção Preditiva, preventiva ou corretiva, qual a melhor?

A importância de profissionais capacitados na gestão de manutenção

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *