FAÇA UMA COTAÇÃO FALE CONOSCO ASSINE A NOSSO NEWSLETTER TRABALHE CONOSCO

BLOG

Home > Blog > Manutenção Industrial > 4 Dicas para Operação Segura de…
Manutenção Industrial

4 Dicas para Operação Segura de Caldeiras

Por Equipe Etig

Uma operação segura de caldeiras  é muito importante afinal o vapor gerado por elas é um dos insumos mais valiosos de uma indústria. E assim como qualquer parte de uma indústria, parar não é uma opção. 

Nesse artigo falaremos sobre a operação segura de caldeiras, equipamentos que podem apresentar riscos à operação se alguns cuidados não forem tomados.

O intertravamento dos instrumentos de controle e segurança deve ser testado diariamente

Simule diariamente situações de alarme verificando se os alarmes e os sistemas de controle estão respondendo conforme esperado (alarme e parada da caldeira) para garantir que todos os instrumentos e intertravamentos estão funcionando corretamente. Crie uma rotina de manutenção e calibração dos instrumentos e mantenha-os calibrados.

De acordo com o seu equipamento a quantidade de instrumentos e rotinas de segurança podem variar, siga as instruções de seu fornecedor, entretanto alguns itens precisam ser testados diariamente: 

  • Intertravamento de nível de água
  • Sensor de chama
  • Pressostato de alta de gás (em caso de gás)
  • Pressotato de alta de vapor

Treine e desenvolva seus colaboradores (operadores):

Além do domínio completo das normas NR13, os seus operadores precisam ser treinados e desenvolvidos de acordo com o padrão de qualidade da sua empresa, as normas são criadas para que as operações sejam feitas com uma segurança mínima, mas uma boa gestão de manutenção sabe que precisamos ir além, então desenvolva seu time, busque novos conhecimentos, e tenha profissionais topo de linha nos cargos de liderança, assim, eles mesmo poderão desenvolver os operadores.

Realize as inspeções NR13 apenas com empresas e profissionais sérios

Qualquer engenheiro mecânico pode emitir um laudo e ART de inspeção de segurança NR13 de caldeira e vasos de pressão. Mas estamos cansados de saber que o barato na maioria das vezes sai mais caro, e nesse caso, o mais caro pode ser um vida, afinal, uma inspeção mal feita pode ocasionar em um acidente de trabalho indesejado. Na hora de fazer a inspeção NR13, busque por empresas especializadas e de confiança, apenas profissionais especializados na área de inspeção de segurança podem dizer se sua caldeira está ou não em condições de operar. A inspeção é uma forma de manutenção preventiva que quando bem feita, pode economizar muito para a sua indústria. 

Sendo assim:

  • Exija que abram a caldeira;
  • Realizem a inspeção interna;
  • Testem os instrumentos de segurança 
  • Meçam espessuras de chapa. 
  • Verifique pintura externa e limpeza dos arredores


Não aceite uma inspeção mal feita, por mais tentador que seja pagar por um engenheiro de caneta só para ter o laudo não é uma opção!

Trate a água de alimentação

Mantenha o sistema de tratamento da água de reposição de sua caldeira regularmente, cada caldeira tem suas instruções de acordo com o tamanho e complexidade de seus sistema, entretanto, o tratamento da água é algo fundamental para a saúde de sua caldeira pois a água quando não tratada pode trazer corrosão, incrustação além de outros diversos problemas para a sua caldeira podendo levar a ruptura da caldeira.


Conclusão

Uma boa gestão da manutenção e uma operação segura de caldeiras de uma indústria precisa de profissionais experientes e qualificados, a terceirização da operação e manutenção de suas caldeiras com uma empresa especializada é uma excelente opção para as indústrias, além de um excelente custo x benefício, quando você terceiriza um serviço desses você divide a responsabilidade com a empresa terceirizada, e ambos aprendem um com o outro garantido uma maior eficácia e segurança na operação das caldeiras.

Siga-nos em nossas redes sociais: instagramfacebook e linkedin

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

Mais em Etig

Vale a pena terceirizar a manutenção da minha empresa?

Como aumentar a vida útil dos equipamentos de industria?

Cuidar dos nossos nos faz crescer

Manutenção Preditiva, preventiva ou corretiva, qual a melhor?

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *