Manutenção Preditiva, preventiva ou corretiva, qual a melhor? Ao longo da história, a manutenção industrial e predial sofreu muitas modificações até chegarem aos mais sofisticados processos atuais. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram incorporadas e novos processos, técnicas e procedimentos foram desenvolvidos.
Essas novas tecnologias fizeram com que as manutenções e reparos se tornassem mais eficazes e rápidos. Se antes era necessário esperar o problema acontecer para poder tentar achar a melhor solução hoje já existe tipos de manutenções que preveem os problemas antes mesmos deles acontecerem seja por tempo, uso e desgasto de uma peça ou até mesmo por sensores modernos que mapeiam 24 horas as máquinas de forma segura sem nem precisar encostar nela.
Atualmente, existem três tipos de manutenção a preditiva, preventiva ou corretiva, cada uma delas possuem maior destaque e aplicação: a manutenção corretiva, a manutenção preventiva e a manutenção preditiva, e neste artigo abordaremos sobre cada uma delas, as suas diferenças e quando cada uma delas devem ser usadas.
A manutenção corretiva é a mais antiga das manutenções, esse tipo de manutenção existe desde antes da Segunda Guerra Mundial onde as indústrias não eram mecanizadas e os reparos nas máquinas e equipamentos só aconteciam quando existiam uma peça quebrada ou um mal funcionamento. Já no âmbito Predial, a manutenção corretiva acontece quando a um problema no prédio como por exemplo uma infiltração.
Como o próprio nome já diz, a manutenção corretiva atua a partir de uma necessidade de corrigir uma falha, quando se falamos em manutenção corretiva para indústrias esse tipo de manutenção é o mais problemático visto que dependendo do problema que for descoberto a paralisação daquela máquina pode causar grandes prejuízos para a empresa, já na manutenção corretiva predial, dependendo do problema é necessário isolar uma parte do prédio seja uma sala, um banheiro, ou algum ambiente onde o problema estiver acontecendo, entretanto, dependendo da manutenção que precisa ser feita a solução é um pouco mais simples e mais fácil de se resolver.
A manutenção corretiva pode ser dividia em dois tipos distintos.
Para nós da Etig, a manutenção corretiva é a última das opções visto que entendemos que uma empresa especializada em manutenção industrial e predial deve ser capaz de prever os problemas antes que aconteçam de modo de reduzir ao máximo a paralisação de uma máquina ou ambiente.
Esse tipo de manutenção é muito utilizado pois como o nome sugere visa prever um problema. Nas indústrias a manutenção preventiva atua evitando quebras e o aparecimento de falhas em máquinas e componentes, já a manutenção preventiva predial atua através de inspeções periódicas para prever futuros problemas.
Esse tipo de manutenção funciona de forma periódica, sendo realizadas antes que surjam avarias e falhas, o seu principal objetivo é garantir o funcionamento eficaz e confiável de uma máquina ou de um prédio. Todos os procedimentos preventivos são programados e devem ser realizados de forma periódica, seguindo um intervalo previamente determinado.
Esse tipo de manutenção não diminui as trocas de componentes em um determinado equipamento, ou não reduz os materiais para se fazer uma reforma, mas permite o uso inteligente dos recursos. Dentre as principais vantagens da manutenção preventiva, pode-se destacar:
Sendo considerada a mais moderna manutenção, a Preditiva é uma manutenção que usa a tecnologia para avaliar o cenário e prever quando e qual a melhor forma de se realizar uma manutenção.
Essa manutenção tem a finalidade de indicar, por meio de softwares e equipamentos, as condições de funcionamento e desempenho de uma máquina em tempo real e as atuais condições das instalações. Ela é aplicada para o acompanhamento de diversas condições, como as elétricas, as mecânicas, as hidráulicas e as pneumáticas.
Com essa manutenção temos a possibilidade de previsão das intervenções nas máquinas, eliminar a maioria das inspeções físicas e desmontagem de equipamentos, reduzir as intervenções corretivas, além de uma redução de custos, garantia de confiabilidade do equipamento e seu aumento da vida útil.
Esperamos que esse artigo tenha lhe a ajudado a entender os três tipos de manutenção (Preditiva preventiva ou corretiva). Afinal, cada uma delas são importantes e atendem necessidades de cada empresa, para saber qual a melhor opção para o seu negócio é necessário a avaliação de um especialista técnico onde através de uma análise ele verificará quais são as primeiras manutenções a serem feitas (normalmente corretivas) e após isso criar um plano de manutenção personalizado para a sua empresa.
Quer falar com um especialista em manutenção industrial e predial? Clique aqui e nos envie seus dados para que possamos entrar em contato contigo.
Siga-nos em nossas redes sociais: instagram, facebook e linkedin
Deixe um comentário