FAÇA UMA COTAÇÃO FALE CONOSCO ASSINE A NOSSO NEWSLETTER TRABALHE CONOSCO

BLOG

Home > Blog > Manutenção Industrial > Como aumentar a vida útil dos equipamen…
Manutenção Industrial

Como aumentar a vida útil dos equipamentos de industria?

Por Equipe Etig

Como aumentar a vida útil dos equipamentos da minha industria? Os equipamentos e máquinas são uma das partes mais importantes de uma indústria, se uma máquina para dependendo do problema e de quanto tempo ela fica desabilitada pode ser um prejuízo enorme para a empresa.

As boas condições de uso delas são essenciais para a garantia da produtividade da sua indústria, da qualidade dos ciclos produtivos, bem como do produto final. Por isso, ter certos cuidados na rotina da sua indústria é essencial para assegurar a vida útil.

Nesse artigo separamos as principais dicas para você preservar e consequentemente aumentar a vida útil de equipamentos de produção do seu negócio.

A manutenção de equipamentos regular ajuda a prever quando é provável que ocorra uma falha, permitindo que você encontre uma solução para os problemas antes que eles aconteçam.

A manutenção preventiva pode reduzir as contas de conserto de maquinário industrial em 25%. Aqui estão 4 passos simples que você pode começar hoje para melhorar o ROI (Retorno sobre investimento) e prolongar a vida útil da sua máquina industrial.

  1. DOCUMENTAR O HISTÓRICO DO SERVIÇO DA SUA MÁQUINA

Não adianta você investir em N formas de manutenção se você não tem o histórico de tudo que foi feito para cada máquina. Em uma analogia simples poderíamos comparar o serviço de um profissional de manutenção como um médico, o médico precisa saber do seu histórico para poder te ajudar com os seus problemas , o mesmo se aplica na manutenção é preciso entender tudo o que aconteceu com aquela máquina para pensar na melhor solução.

  1. TREINAR SEUS FUNCIONÁRIOS EM OPERAÇÃO PARA QUE ELES CONHEÇAM TODOS OS PROL E CONTRA DA MÁQUINA.

O conhecimento é a base de tudo, operadores de máquinas experientes são mais produtivos e causam menos desgaste nas máquinas, quando devidamente treinados serão mais respeitosos com seus equipamentos e mais propensos a cuidar deles antes, durante e depois da execução de usinagem/injeção/furação etc. Isso vai poupar dinheiro em reparos e substituições. Esse treinamento pode envolver a leitura completa do manual da máquina, um programa de manutenção preventiva e uma revisão das tarefas de pré, durante e pós operação.

Bônus: Crie um check list das principais atividades e cuidados para que os operadores usarem no dia a dia, semanalmente e/ou mensalmente.

Se você terceiriza a sua manutenção com uma empresa especializada o treinamento dos profissionais são feitos por ela, o que reduz custos para a sua operação de manutenção. Saiba mais aqui.

  1. IDENTIFIQUE AS PRINCIPAIS CAUSAS DA REPARTIÇÃO DE MAQUINÁRIO

    Identificar possíveis causas de quebra e falha de uma máquina faz parte de um bom gerenciamento de projetos, identificando você pode economizar milhares de reais e manter fluxos de trabalho consistentes.

Existem 3 tipos de falhas de máquina, a repentina, a intermitente e a gradual:

  • Falha repentina é quando a máquina quebra sem aviso prévio pegando todos de surpresa. Normalmente, a razão é óbvia. Mas essa pausa e encontrar uma peça nova pode ser um problema ocasionando em paralisação da máquina.
  • A falha intermitente ocorre esporadicamente. Essa interrupção acontece aleatoriamente e pode ser difícil identificar a causa. A falha intermitente é frustrante, onerosa e geralmente pode ser evitada antecipando a causa e resolvendo-a durante a manutenção.
  • A falha gradual é totalmente evitável através de uma boa rotina de manutenção com inspeções periódicas e estratégicas. Quando identificamos as peças e componentes de desgaste temos tempo para preparar a troca e de comprar a peça nova.
  1. TERCEIRIZE A MANUTENÇÃO DA SUA EMPRESA

    Treinar a equipe, fazer a manutenção preventiva de forma correta e eficaz, identificar possíveis falhas e organizar todo o histórico das máquinas e equipamentos pode ser muito oneroso para uma empresa, por isso, uma das soluções mais eficazes para isso é a terceirização da manutenção, uma vez terceirizado com uma empresa confiança todos esses itens passam a ser de responsabilidade dela que por sua vez já está acostumada e já tem a mão de obra qualificada para gerenciar as atividades de manutenção com eficácia, incluindo um melhor aproveitamento da vida útil de suas máquinas e equipamentos.

Conclusão

Para evitar a vida útil dos equipamentos e máquinas de sua indústria é necessário uma excelente gestão de manutenção feita por profissionais qualificados e experientes, sendo assim, a melhor solução é terceirizando a manutenção passando toda a responsabilidade para uma empresa especializada. Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a ver possibilidades de como aumentar a vida útil dos equipamentos de industria, caso tenha algum dúvida não exite em conversar com um de nossos especialistas.

Siga-nos em nossas redes sociais: instagramfacebook e linkedin

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

Mais em Etig

Cuidar dos nossos nos faz crescer

Manutenção Preditiva, preventiva ou corretiva, qual a melhor?

A importância de profissionais capacitados na gestão de manutenção

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *